Regulamento

Regulamento Geral

Alteração Regulamento

Regulamento das Modalidades

Jogos de Mesa

Buraco

Buraco

I. Cada equipe será representada por uma dupla, sendo que serão oferecidas duas medalhas aos integrantes das equipes que a elas fizerem jus, e os jogos serão disputados na especificação BURACO CANASTRA (admitindo-se a trinca apenas de ás), utilizando as Regras publicadas pela Federação dos Clubes de Minas Gerais – FECEMG, com a seguinte adaptação:
Devido à exiguidade de tempo, cada jogo (confronto entre duas equipes) será disputado com apenas 01 (uma) partida de 2.500 (dois mil e quinhentos) pontos.

Truco

Truco

I. Os jogos serão realizados com as regras do chamado Truco Mineiro, editadas pela FECEMG.
II. Objetivando agilizar e otimizar a competição, a mesma será disputada no sistema de eliminatória simples, com cada confronto entre duas equipes sendo disputado em uma melhor de 03 quedas.
III. Cada equipe será composta por 02 jogadores, posto que serão oferecidas duas medalhas às equipes que a elas fizerem jus.
IV. As dúvidas e casos omissos serão resolvidos no local pelo árbitro.

Sinuca

Sinuca

I. Os jogos serão realizados na Regra Brasileira, com as bolas numeradas de 01 a 07, em melhor de 03 (três) partidas até a fase SEMIFINAL, inclusive, e em melhor de 05 (cinco) partidas na FINAL.
II. Cada jogador deverá comparecer para os jogos levando seu próprio taco, e não poderá recusar a mesa indicada para jogar. Não há previsão de jogador reserva, posto que será oferecida uma medalha ao integrante de cada equipe que a ela fizer jus.
III. As dúvidas e situações omissas serão solucionadas no local pelo árbitro.

Tênis de Mesa Masculino e Feminino

Tênis de Mesa Masculino e Feminino

I. Os jogos serão realizados de acordo com as Regras Oficiais do esporte, com os jogos em melhor de 05 sets de 11 pontos cada. Para fins de premiação e atribuição de pontos para a classificação geral do JAM, as séries Masculina e Feminina serão consideradas, separadamente, como uma modalidade cada.
II. Cada equipe poderá inscrever um atleta na série masculina e uma na série feminina. Será disponibilizada uma medalha para cada equipe que a ela fizer jus. Serão atribuídos 10, 07, 05 e 03 pontos respectivamente para as equipes classificadas do 1º ao 4º lugar.
III. Em qualquer fase, havendo empate entre equipes com o mesmo número de pontos ganhos, para se conhecer a melhor colocada serão adotados os seguintes critérios de desempate:
a) quando do empate entre duas equipes: vantagem no confronto direto.
b) quando ocorrer o empate entre três ou mais equipes:
1º) maior número de vitórias.
2º) maior saldo de sets.
3º) maior saldo de pontos.
4º) maior número de pontos marcados.
5º) sorteio.

Atletismo e Dança

Atletismo

Atletismo

I. Será considerado, para fins de classificação geral do JAM, como modalidades separadas, e com composição a seguir:
II. ATLETISMO MASCULINO: Nesta modalidade, serão disputadas as seguintes provas:
a) 100 metros rasos;
b) 200 metros rasos;
c) 3.000 metros rasos;
d) Salto em distância.
III. ATLETISMO FEMININO: provas disputadas nessa modalidade
e) 100 metros rasos;
f) 200 metros rasos;
g) 1.500 metros rasos;
h) Salto em distância.
IV. Cada equipe poderá inscrever em cada prova, até 01(um) atleta feminino e 01(um) atleta masculino para cada prova das modalidades oferecidas.
V. Cada atleta poderá disputar mais de uma prova. Serão premiados com medalhas os atletas classificados em 1º, 2º e 3º lugares em cada prova.
VI. Para se conhecer a equipe campeã de cada modalidade e, serão somados os pontos obtidos nas provas que as integram, ou seja, 10, 07, 05 e 03 pontos para o 1º, 2º, 3º e 4º lugares. A soma dos pontos atribuídos às equipes nas provas específicas de cada modalidade indicarão as três equipes que receberão os troféus das modalidades e terão os respectivos pontos atribuídos para a classificação geral do JAM.
i) Serão desclassificados os atletas que durante as provas adotem atitudes que indiquem, a juízo do árbitro geral da competição, falta de competitividade, tais como: cruzar a linha de chegada juntos; abraçados; ou fazer a maior parte do percurso caminhando.
j) Também serão desclassificados no salto em distância os atletas que:
• derem seu último toque no solo antes do salto após a linha-limite.
• toquem com qualquer parte do corpo, a área posterior à linha de medição localizada na barra de impulsão.
• toquem o lado da tábua de impulsão.
• toquem o solo fora da caixa de areia no momento em que cair.
• retornem pela caixa de areia após o salto.
• derem um salto mortal.
I. Havendo empate em número de pontos, será considerada melhor classificada a equipe que tenha:
k) obtido o maior número de primeiros lugares, consideradas todas as provas da modalidade.
l) participado com maior número de atletas na série feminina em questão, e que tenham terminado a prova.
m) participado com maior número de atletas que tenham concluído a prova, somadas as duas séries.
n) sorteio.

Natação Masculino e Feminino

Natação Masculino e Feminino

Será considerado, para fins de classificação geral do JAM, como modalidades separadas, e com a estruturação a seguir:
I. NATAÇÃO MASCULINO: Serão disputadas as seguintes provas:
a) 50 metros, nado livre;
b) 100 metros, nado livre;
II. NATAÇÃO FEMININO: Nesta modalidade serão disputadas as seguintes provas:
c) 50 metros, nado livre;
d) 100 metros, nado livre;
III. NATAÇÃO MISTA
a) Revezamento 4×50 metros, nado livre.
b) Cada equipe de revezamento deverá ser composta obrigatoriamente por 2 homens e 2 mulheres
IV. Considerações gerais
I. Em cada prova serão premiados os classificados em 1º, 2º, 3º E 4º lugares, com uma medalha cada.
II. Cada equipe poderá inscrever até 02 (dois) nadadores por prova, e uma equipe para o revezamento.
III. Cada atleta poderá participar de duas provas e do revezamento 4×50, que serão consecutivas.
IV. A classificação final será pelos melhores tempos.
V. Para se conhecer a equipe campeã de cada modalidade, serão somados os pontos obtidos nas provas que as integram, como segue:
a)1º lugar(10 pontos) 2º lugar(7 pontos) 3º lugar(5 pontos) 4º lugar(3 pontos)
VI. Os pontos da prova de revezamento serão computados em dobro.
VII. Haverá pontuação geral e troféu para o Masculino, Feminino e Misto.

Dança de Salão

Dança de Salão

I. Cada equipe poderá inscrever até dois 02 (dois) pares para a competição.
II. Os dois componentes de cada par terão que ser, obrigatoriamente, advogado(a) ou estagiário(a), devidamente inscrito na OAB, em dia com suas obrigações, e que seja devidamente inscrito como atleta pela região cuja equipe irá integrar, sob pena de não confirmação da inscrição.
III. Os tipos de dança que fazem parte da competição serão: Bolero; Samba e Forró.
IV. Não será admitida inscrição individual. Não se admite substituições de pares ou de indivíduos que os compõem, nem troca de indivíduos após o início da competição.
V. As inscrições dos pares serão computadas dentro do limite total de inscrição no JAM2022.
VI. A modalidade de dança compreende os três tipos citados no parágrafo 3º, razão pela qual cada par inscrito deverá participar dos três tipos de dança, sob pena de desclassificação e não ser computada qualquer pontuação pelos jurados.
VII. A pontuação será distribuída de 0 (zero) a 10 (dez) para cada par e em cada uma das modalidades. A responsabilidade pela pontuação será de uma equipe de julgadores a ser designada pela direção do JAM2022.
§ 1º – O par que não atingir, em cada uma das modalidades, 5(cinco) pontos, será desclassificado.
§ 2º – Será considerado o par vencedor do primeiro lugar, aquele que atingir o maior número de pontuação, somadas as três modalidades.
§ 3º – Em caso de empate na pontuação, os pares deverão realizar uma nova apresentação, na modalidade de Forró exclusivamente para efeito de desempate, ficando a pontuação anterior resguardada para efeito de classificação em 2º e 3º lugares.

Jogos de Campo

Futebol de Campo Masculino

Futebol de Campo Masculino

I. Serão utilizadas as Regras Oficiais com as seguintes adaptações e orientações específicas:
a) Cada equipe poderá ser composta, em cada jogo, por até 22 (vinte e dois) atletas, mais técnico, massagista e equipe técnica necessária. Serão disponibilizadas 25 (vinte e cinco) medalhas às equipes que a elas fizerem jus.
II. Durante a realização de qualquer jogo, a equipe ou seu banco de reservas, poderão ser completados, por atletas regularmente inscritos na competição, até o limite estabelecido e, com os mesmos se identificando ao mesário.
III. salvo motivo de força maior, na primeira fase e semifinal, os jogos terão dois tempos de 30 minutos de duração, com 10 minutos de intervalo:
a) o jogo Final terá dois tempos de 45 minutos.
b) poderá ser realizado jogo para disputa de 3º lugar, caso haja consenso dos participantes da modalidade. Não havendo, a classificação será da equipe que tenha perdido na semifinal para a equipe Campeã.
c) Havendo coincidência de cores no uniforme, a critério do árbitro, este fará um sorteio que indicará a equipe que deverá colocar o colete disponibilizado pela organização do JAM.
IV. A acumulação de advertências com cartão amarelo acarretará suspensão na competição, observando-se:
a) O atleta que acumular 02 (duas) advertências com cartão amarelo estará automaticamente suspenso do próximo jogo que sua equipe for disputar.
b) Para os jogos da fase Semifinal, a contagem dos cartões amarelos será zerada, para aqueles com acúmulo de apenas um cartão.
c) A responsabilidade pelo controle do acúmulo de cartões dos atletas é das equipes participantes, podendo em caso de dúvidas, recorrer à Secretaria para informações.
V. Será livre a utilização dos atletas reservas para substituições. Para tanto, todos deverão assinar a súmula antes do início do jogo. Quando da substituição (exceto a do goleiro) o jogo não será paralisado, no entanto, o atleta que vai entrar terá que aguardar a saída do que vai substituir.
VI. Será a seguinte a ordem de mérito na fase de grupos da competição, quando houver:
a) vitória no tempo normal: 03 pontos.
b) empate: 01 pontos.
c) derrotas no tempo normal: não se computará ponto.
VII. Na fase de grupos, havendo empate entre equipes com o mesmo número de pontos ganhos, para se conhecer a melhor colocada serão adotados os seguintes critérios de desempate, pela ordem:
a) maior número de vitórias.
b) maior saldo de gols nos jogos da fase.
c) maior número de gols marcados.
d) menor número de gols sofridos.
e) menor número de atletas expulsos nos jogos da fase.
f) sorteio.
VIII. Nos jogos em que não puder haver empate, ou seja, quando necessário se conhecer uma equipe vencedora, (caso de chaves eliminatórias, jogos de semifinais e finais, no caso de empate ao término do tempo regulamentar), o vencedor será conhecido através da cobrança de séries de tiros livres da marca do pênalti. Cada equipe efetuará a cobrança de 05 (cinco) tiros livres alternados:
a) persistindo o empate, as cobranças continuarão uma a uma alternadamente até que se conheça a equipe vencedora.
b) qualquer atleta que tenha assinado a súmula poderá efetuar cobrança dos tiros livres.
c) um mesmo atleta só poderá voltar a efetuar cobrança depois que todos os integrantes de sua equipe tenham cobrado.
IX. Cada equipe deverá apresentar ao árbitro, antes do início das partidas, uma bola em condições de jogo.

Futebol Society Master Masculino

Futebol Society Master Masculino

I. Esta modalidade destina-se a atletas com 40 (quarenta) anos de idade, completos ou a completar no corrente ano.
II. O goleiro, jogando exclusivamente nesta posição, não terá restrição quanto a idade.
III. Serão utilizadas as Regras Oficiais da modalidade com as adaptações e orientações específicas deste Regulamento.
IV. Em cada jogo, as equipes poderão ser compostas por até 20 (vinte) atletas, além de técnico, massagista e demais profissionais que forem necessários. Serão disponibilizadas 23 (vinte e três) medalhas às equipes que a elas fizerem jus.
V. Em razão do tamanho do campo disponibilizado para a competição, as equipes deverão jogar com 08 jogadores, sendo 01 (um) goleiro e mais 07 (sete) jogadores de linha.
VI. Durante a realização de qualquer jogo, a equipe ou seu banco de reservas, poderão ser completados, por atletas regularmente inscritos na competição, até o limite estabelecido, e com os mesmos identificando-se ao mesário.
VII. Salvo motivo de força maior, em todas as fases, os jogos terão duração de 40 minutos, dois tempos de 20, com 05 minutos de intervalo.
VIII. Poderá realizado jogo para a disputa de 3º lugar, caso haja consenso entre os participantes da modalidade. Não havendo, a classificação será da equipe que, na fase semifinal, tenha perdido para a equipe campeã.
IX. Havendo coincidência de cores no uniforme, a critério do árbitro, este fará um sorteio que indicará a equipe que deverá colocar o colete disponibilizado pela organização do JAM.
X. A acumulação de faltas durante cada partida, acarretará as seguintes consequências:
a) Faltas individuais: o atleta que cometer a 5ª falta, será desclassificado, devendo se retirar do campo de jogo, podendo ser substituído.
b) Faltas coletivas: a equipe que, durante o jogo, acumular faltas coletivas, será apenada com a cobrança de tiros livres, da seguinte forma:
1. a 6ª (sexta) e 7ª (sétima) faltas, serão cobradas na marca própria (entre o meio campo e a área), e o atleta que vai cobrar terá o tempo de 05 (cinco) segundos para executá-la.
2. a partir da 8ª falta, a cobrança será executada da marca do pênalti.
XI. O atleta que for apenado com Cartão Amarelo, deverá deixar o campo pelo tempo de 02 minutos, podendo ser substituído durante este tempo.
XII. A acumulação de advertências com cartão amarelo acarretará suspensão na competição, observando-se:
a) O atleta que acumular 02 (duas) advertências com cartão amarelo estará automaticamente suspenso do próximo jogo que sua equipe for disputar.
b) Para os jogos da fase Semifinal, a contagem dos cartões amarelos será zerada, para aqueles com acúmulo de apenas um cartão.
c) A responsabilidade pelo controle do acúmulo de cartões dos atletas é das equipes participantes, podendo em caso de dúvidas, recorrer à Secretaria para informações.
XIII. Será livre a utilização dos atletas reservas, sendo que os atletas substituídos poderão voltar ao jogo. Para tanto, todos deverão assinar a súmula antes do início da partida. Quando da substituição, exceto a do goleiro, não haverá paralisação do jogo, no entanto, o atleta que vai entrar deverá aguardar a saída de campo do companheiro.
XIV. Será a seguinte a ordem de mérito na fase de grupos da competição:
a) vitória no tempo normal: 03 pontos.
b) empate: 01 ponto.
c) derrotas no tempo normal: não se computará ponto.
Na fase de grupos, havendo empate entre equipes com o mesmo número de pontos ganhos, serão adotados os seguintes critérios para se conhecer a melhor colocada:
a) quando do empate entre duas equipes: vantagem no confronto direto.
b) quando não for possível adotar o critério do confronto direto entre duas equipes ou quando do empate entre três ou mais equipes, serão utilizados, pela ordem:
1º) maior número de vitórias.
2º) maior saldo de gols.
3º) maior número de gols marcados.
4º) menor número de gols sofridos.
5º) menor número de atletas expulsos nos jogos da fase.
6º) sorteio.
XV. Nos jogos em que se tenha que conhecer uma equipe vencedora, no caso de empate ao término do tempo regulamentar, o vencedor será conhecido através da cobrança de séries de tiros livres da marca do pênalti, da seguinte forma:
a) inicialmente cada equipe efetuará a cobrança de 03 tiros livres alternados.
b) persistindo o empate as cobranças continuarão uma a uma até que uma das equipes tenha a vantagem de 01 gol.
c) qualquer atleta que tenha assinado a súmula poderá efetuar cobrança dos tiros livres.
d) um mesmo atleta só poderá voltar a efetuar uma cobrança depois que todos os integrantes de sua equipe tenham cobrado.
XVI. Cada equipe deverá apresentar ao árbitro, antes do início das partidas uma bola em condições de jogo. Poderá ser utilizada a bola oficial do futebol de campo.
XVII. Em razão do campo de grama natural, os atletas poderão usar chuteiras, desde que não tenham travas de metal ou outro material que, a juízo do árbitro, possa oferecer perigo para o adversário.
a) será observado ainda no transcorrer das partidas: os arremessos laterais serão cobrados normalmente com as mãos e os escanteios com os pés.
b) todas as faltas serão cobradas em tiro livre direto, exceto aquelas sinalizadas pelo árbitro para ser cobradas em dois toques.
c) os critérios de devolução de bola para os goleiros serão os mesmos adotados na regra oficial.
d) a reposição de bola pelos goleiros (tiro de meta) será feita com o pé, com a bola parada em qualquer ponto dentro da área.

Futebol Sete Society Legend Masculino

Futebol Sete Society Legend Masculino

I. Esta modalidade destina-se a atletas acima de 50 (cinquenta) anos, completos ou a completar no corrente ano.
II. O goleiro, jogando exclusivamente nesta posição, deverá ter idade acima de 40 (quarenta) anos, completos ou a completar no corrente ano.
III. Serão utilizadas as Regras Oficiais da modalidade com as adaptações e orientações específicas deste Regulamento.
IV. Em cada jogo, as equipes poderão ser compostas por até 20 (vinte) atletas, além de técnico, massagista e demais profissionais que forem necessários. Serão disponibilizadas 23 (vinte e três) medalhas às equipes que a elas fizerem jus.
V. Em razão do tamanho do campo disponibilizado para a competição, as equipes deverão jogar com 08 jogadores, sendo 01 (um) goleiro e mais 07 (sete) jogadores de linha. Caso os jogos sejam realizados nos campos de grama sintética, que possuem dimensão menor que o de grama natural, o número de atletas em cada equipe será 06 (o goleiro mais cinco).
VI. Durante a realização de qualquer jogo, a equipe ou seu banco de reservas, poderão ser completados, por atletas regularmente inscritos na competição, até o limite estabelecido, e com os mesmos identificando-se ao mesário.
VII. Salvo motivo de força maior, em todas as fases, os jogos terão duração de 40 minutos, dois tempos de 20, com 05 minutos de intervalo.
VIII. Não será realizado jogo para a disputa de 3º lugar. A classificação será da equipe que, na fase semifinal, tenha perdido para a equipe campeã.
IX. Havendo coincidência de cores no uniforme, a critério do árbitro, este fará um sorteio que indicará a equipe que deverá colocar o colete disponibilizado pela organização do JAM.
X. A acumulação de faltas durante cada partida, acarretará as seguintes consequências:
a) Faltas individuais: o atleta que cometer a 5ª falta, será desclassificado, devendo se retirar do campo de jogo, podendo ser substituído;
b) Faltas coletivas: a equipe que, durante o jogo, acumular faltas coletivas, será apenada com a cobrança de tiros livres, da seguinte forma:
1. a 6ª (sexta) e 7ª (sétima) faltas, serão cobradas na marca própria (entre o meio campo e a área), e o atleta que vai cobrar terá o tempo de 05 (cinco) segundos para executá-la;
2. a partir da 8ª falta, a cobrança será executada da marca do pênalti.
XI. O atleta que for apenado com Cartão Amarelo, deverá deixar o campo pelo tempo de 02 minutos, podendo ser substituído durante este tempo.
XII. A acumulação de advertências com cartão amarelo acarretará suspensão na competição, observando-se:
a) O atleta que acumular 02 (duas) advertências com cartão amarelo estará automaticamente suspenso do próximo jogo que sua equipe for disputar.
b) Para os jogos da fase Semifinal, a contagem dos cartões amarelos será zerada, para aqueles com acúmulo de apenas um cartão.
c) A responsabilidade pelo controle do acúmulo de cartões dos atletas é das equipes participantes, podendo em caso de dúvidas, recorrer à Secretaria para informações.
XIII. Será livre a utilização dos atletas reservas, sendo que os atletas substituídos poderão voltar ao jogo. Para tanto, todos deverão assinar a súmula antes do início da partida. Quando da substituição, exceto a do goleiro, não haverá paralisação do jogo, no entanto, o atleta que vai entrar deverá aguardar a saída de campo do companheiro.

Esportes de Quadra

Futsal Masculino e Feminino

Futsal Masculino e Feminino

I. Os jogos serão disputados de acordo com as Regras Oficiais do esporte, exceto o tempo de jogo, que, salvo motivo de força maior, será: 02 (dois) tempos de 15 (quinze minutos) corridos, com 05 (cinco) minutos de intervalo para o Masculino e para o Feminino, e mais as adaptações e orientações específicas a seguir relacionadas. Para fins de premiação e atribuição de pontos para a classificação geral do JAM, as séries Masculina e Feminina serão consideradas, separadamente, como uma modalidade cada.
II. Cada equipe poderá utilizar até 12 (doze) atletas em cada jogo. Serão disponibilizadas 15 (quinze) medalhas para cada equipe que a elas fizerem jus.
II.1. Durante a realização de qualquer jogo, a equipe ou seu banco de reservas, poderão ser completados, por atletas regularmente inscritos na competição, até o limite estabelecido, e com os mesmos identificando-se ao mesário.
Parágrafo único – Havendo coincidência de cores no uniforme, a critério do árbitro, este fará um sorteio que indicará a equipe que deverá colocar o colete disponibilizado pela organização do JAM.
III. A acumulação de cartões amarelos não implicará na suspensão do atleta.
IV. Será a seguinte a ordem de mérito na fase de grupos da competição:
a) vitória no tempo normal: 03 pontos.
b) empate: 01 ponto.
c) derrotas no tempo normal: não se computará ponto.
V. Na fase de grupos, havendo empate entre equipes com o mesmo número de pontos ganhos, para se conhecer a melhor colocada serão adotados os seguintes critérios de desempate:
a) quando do empate entre duas equipes: vantagem no confronto direto.
b) quando não for possível aplicar o critério do confronto direto para duas equipes ou quando ocorrer o empate entre três ou mais equipes:
1º) maior número de vitórias.
2º) maior saldo de gols.
3º) maior número de gols marcados.
4º) menor número de gols sofridos.
5º) menor número de atletas expulsos nos jogos da fase.
6º) sorteio.
VI. Nos jogos em que se tenha que conhecer uma equipe vencedora, no caso de empate ao término do tempo regulamentar, o vencedor será conhecido através da cobrança de séries de tiros livres da marca do pênalti, conforme as normas estabelecidas na regulamentação própria da FMFS.
VII. Cada equipe deverá apresentar ao árbitro, antes do início das partidas uma bola em condições de jogo.

Voleibol Masculino e Feminino

Voleibol Masculino e Feminino

I. Os jogos serão disputados de acordo com as Regras Oficiais, com as seguintes adaptações: melhor de 03 sets, no sistema de tie break, sendo os dois primeiros de 25 pontos, e o terceiro, se necessário, de 15 pontos.
II. No primeiro e segundo sets, em caso de empate em 24 pontos a disputa terá continuidade até que uma das equipes faça 02 pontos de vantagem sobre o adversário, ou alcance o 29º ponto, quando o set estará encerrado. Havendo o terceiro set, quando do empate em 14 pontos, a disputa terá continuidade até que uma equipe obtenha 02 pontos de vantagem sobre o adversário, ou alcance o 21º ponto, ocasião que a partida estará encerrada.
III. Cada equipe poderá ser formada por até 12 atletas, cujos nomes deverão ser lançados na súmula antes do início do jogo. Observado este requisito, o atleta poderá se identificar e se habilitar a participar do jogo durante o seu transcurso. Serão disponibilizadas 14 medalhas para os integrantes das equipes que a elas fizerem jus.
IV. A classificação final será computada atribuindo-se 10, 07, 05 e 03 pontos respectivamente para as classificadas do 1º ao 4º lugar. Para fins de premiação e atribuição de pontos para a classificação geral do JAM, as séries Masculina e Feminina serão consideradas, separadamente, como uma modalidade cada.
V. Em qualquer fase, havendo empate entre equipes com o mesmo número de pontos ganhos, para se conhecer a melhor colocada serão adotados os seguintes critérios de desempate:
a) quando do empate entre duas equipes: vantagem no confronto direto.
b) quando ocorrer o empate entre três ou mais equipes:
1º) maior número de vitórias.
2º) maior saldo de sets.
3º) maior saldo de pontos.
4º) maior número de pontos marcados.
5º) sorteio.
VI. Cada equipe deverá apresentar ao árbitro, antes do início das partidas duas bolas em condições de jogo.

Handebol Masculino e Feminino

Handebol Masculino e Feminino

I. Os jogos serão disputados de acordo com as Regras Oficiais do esporte, exceto o tempo de jogo, que será: 02 (dois) tempos de 20 (vinte minutos) corridos, com 10 (dez) minutos de intervalo e mais as adaptações e orientações específicas a seguir relacionadas. Para fins de premiação e atribuição de pontos para a classificação geral do JAM, as séries Masculina e Feminina serão consideradas, separadamente, como uma modalidade cada.
II. Cada equipe poderá utilizar até 14 (quatorze) atletas em cada jogo. Serão disponibilizadas 16 medalhas para as equipes que a elas fizerem jus.
Parágrafo único – Durante a realização de qualquer jogo, a equipe ou seu banco de reservas, poderão ser completados, por atletas regularmente inscritos na competição, até o limite estabelecido, e com os mesmos identificando-se ao mesário.
III. A acumulação de cartões amarelos não implicará na suspensão do atleta.
IV. Será a seguinte a ordem de mérito na fase de grupos da competição:
a) vitória no tempo normal: 03 pontos.
b) empate: 01 ponto.
c) derrotas no tempo normal: não se computará ponto.
V. Na fase de grupos, havendo empate entre equipes com o mesmo número de pontos ganhos, para se conhecer a melhor colocada serão adotados os seguintes critérios de desempate:
a) quando do empate entre duas equipes: vantagem no confronto direto.
b) quando não for possível aplicar o critério do confronto direto para duas equipes ou quando ocorrer o empate entre três ou mais equipes:
1º) maior número de vitórias.
2º) maior saldo de gols.
3º) maior número de gols marcados.
4º) menor número de gols sofridos.
5º) menor número de atletas expulsos nos jogos da fase.
6º) sorteio.
VI. Nos jogos em que se tenha que conhecer uma equipe vencedora, no caso de empate ao término do tempo regulamentar, o vencedor será conhecido através da cobrança de séries de tiros livres, conforme as normas estabelecidas na regulamentação própria da Confederação Brasileira de Handebol.
VII. Cada equipe deverá apresentar ao árbitro, antes do início das partidas uma bola em condições de jogo.

Tênis de Quadra Masculino e Feminino

Tênis de Quadra Masculino e Feminino

I. A competição será realizada com jogos de “simples”, sendo os atletas considerados como de uma classe/categoria única denominada “absoluta”. Será disponibilizada uma medalha para o atleta da equipe que a ela fizer jus. Para fins de premiação e atribuição de pontos para a classificação geral do JAM, as séries Masculina e Feminina serão consideradas, separadamente, como uma modalidade cada.
II. Cada jogo será disputado em melhor de 02 sets de 06 games, sem vantagem quando do empate em 40, (neste caso o jogador que irá receber o saque poderá escolher o lado do campo que o fará); e com definição em tie break quando do empate em seis games.
III. Havendo necessidade da disputa do 3º set, ele será composto de um tie break de 10 pontos, que indicará o vencedor da partida.
IV. cada atleta deverá se apresentar com sua própria raquete e um tubo de bolas (três) para aquecimento. Serão fornecidas bolas para os jogos.

Peteca Masculino e Feminino

Peteca Masculino e Feminino

I. Os jogos serão disputados em categoria única (absoluto).
II. Cada delegação poderá ser representada por uma equipe masculina e uma feminina, e cada equipe será composta de até 03 atletas, sendo que serão também 03 (três) medalhas disponibilizadas aos atletas que a elas fizerem jus. Para fins de premiação e atribuição de pontos para a classificação geral do JAM, as séries Masculina e Feminina serão consideradas, separadamente, como uma modalidade cada.
III. Serão utilizadas as regras oficiais da Peteca, com número de substituições livres e os jogos serão em melhor de 03 sets, todos no sistema de tie break, com tempo de ataque de 20 segundos.
a) Os dois primeiros sets serão de 21 pontos, com troca de lado quando uma das equipes atingir o 10º ponto. Havendo empate em 20 a 20, vencerá o set a equipe que conquistar o 21º ponto.
b) Havendo necessidade do terceiro set, ele será de 15 pontos, com troca de lado quando uma das equipes alcançar o 8º ponto. Havendo empate em 14 a 14, vencerá o set e o jogo a equipe que conquistar o 15º ponto.
IV. Em qualquer fase, havendo empate entre equipes com o mesmo número de pontos ganhos, para se conhecer a melhor colocada serão adotados os seguintes critérios de desempate:
a) quando do empate entre duas equipes: vantagem no confronto direto.
b) quando ocorrer o empate entre três ou mais equipes:
1º) maior número de vitórias.
2º) maior saldo de sets.
3º) maior saldo de pontos.
4º) maior número de sets ganhos.
5º) maior número de pontos marcados.
6º) sorteio.

Jogos de Tabuleiro

Xadrez

Xadrez

I. Cada equipe será representada por um jogador, sem previsão de reserva.
II. Situações omissas e dúvidas serão sanadas no local pelo árbitro.
a) O torneio será regido pelo Apêndice A4 do FIDE Laws of Chess, por suas diretrizes gerais, adotadas pela Confederação Brasileira de Xadrez, onde houver aplicabilidade.
b) Para o gerenciamento, será utilizado o programa administrador de torneios Swiss-Manager, chancelado pela FIDE (World Chess Federation).
c) A presente competição será disputada no Sistema Suíço Individual, em 07 (sete) rodadas, cujo tempo de reflexão por jogador será igual a 15min, Knock-Out.
d) Os critérios de desempate, abaixo definidos, obedecerão à seguinte ordem:
1. Confronto direto;
2. Maior número de vitórias (Including Forfeits);
3. Buchholz (Corte do pior resultado);
4. Buchholz (Sem cortes);
5. FIDE (Somatória dos escores acumulados);
6. Sorteio.
e) A tolerância ao atraso do jogador será de 10min, contados a partir da autorização do Árbitro para o início de cada rodada. O relógio será acionado. Caso o enxadrista em atraso não execute um lance antes do esgotamento do tempo de tolerância, será considerado perdedor e, caso o faça a qualquer momento antes do esgotamento do tempo de controle, jogará sua partida com o tempo remanescente.
f) O jogador que faltar a determinada rodada e não justificar sua ausência ao Árbitro, antes do emparceiramento da próxima rodada, terá seu nome retirado da mesma e, caso não a justifique ao término de duas rodadas, será eliminado do torneio.
g) O jogador poderá solicitar a exclusão temporária de seu nome dos emparceiramentos por, no máximo, duas rodadas consecutivas ou não.
h) O enxadrista com partida em curso poderá portar o celular na Área de Jogo, desde que esteja acondicionado numa mochila, em utensílios similares, ou postado sobre a mesa de jogo. Em ambas as situações deverá estar completamente desligado. Caso o celular emita qualquer sinal luminoso ou sonoro o jogador será advertido, mas caso a situação se repita durante a mesma partida ele perderá o respectivo ponto.

Dama

Dama

I. Cada equipe será representada por um jogador, sem previsão de reserva.
II. A competição será disputada na categoria absoluto, e, em princípio, no sistema suíço de emparceiramento, com no máximo 07 (sete) rodadas, sendo que em cada confronto, cada jogador terá o tempo de reflexão de 10 (dez) minutos.
III. Situações omissas e dúvidas serão sanadas no local pelo árbitro.

Novas Modalidade

Ciclismo - Montain Bike Masculino e Feminino

Ciclismo - Montain Bike Masculino e Feminino

1. Em caráter experimental, sem contar pontos para a classificação final do JAM 2022, será disputa a modalidade Ciclismo, com uma prova de Mountain Bike, aproveitando a pista própria existente no SESC Venda Nova.
2. A competição será disputada em uma série Masculina e outra Feminina, ambas com um percurso de aproximadamente 08 Km, ou seja, equivalente a duas voltas na pista.
3. Cada equipe poderá participar com 01 (um) atleta na série Masculina e outro na série Feminina, devendo ambos se apresentar com suas próprias bicicletas, bem como todos os equipamentos de segurança que a prova requer (capacete, luvas, cotoveleira, etc).
4. Será oferecida uma medalha aos atletas que a elas fizerem jus, classificados em 1º, 2º e 3º e as equipes receberão um troféu.
5. Maiores detalhes serão divulgados no comunicado oficial do evento e dúvidas serão dirimidas no local pelo Comissário responsável pela arbitragem da prova.

BEACH TENNIS Masculino e Feminino

BEACH TENNIS Masculino e Feminino

Em caráter experimental, sem contar pontos para a classificação final do JAM 2022, será disputada a modalidade Beach Tênnis, com observância do contido nas Regras Oficiais do esporte e nas adaptações do presente Regulamento.
1. Os atletas deverão participar dos jogos trajando uniformes próprios, exceto calçado, posto que todos deverão estar em quadra “descalço” ou usando meias tipo soquete e/ou tornozeleira . Será permitido jogar trajando: maiô, short de banho; calções, camisetas.
1.1. Não será permitido aos atletas jogar sem camisa (peito nu) e ambos deverão usar camisa/camiseta sendo necessário que os componentes de cada equipe usem o mesmo padrão de cor.
1.2. Cada equipe deverá se apresentar com seu próprio material (uniforme, raquetes e bolas para aquecimento). A organização oferecerá as bolas para os jogos.
1.3. Não será permitida a substituição de atleta, durante a competição, por qualquer motivo.
1.4. A equipe de arbitragem dos jogos será designada pela organização e não poderá ser recusada, vetada ou impugnada pelos participantes.
1.5. Serão obedecidas as regras oficiais do esporte com as adaptações e modificações inseridas neste Regulamento.
1.6. A forma de disputa será definida em função do número de equipes inscritas e do tempo disponível para a realização da competição.
2. DA COMPETIÇÃO
2.1 A competição será realizada com jogos de “duplas mistas”, sendo os/as
atletas considerados/as como de uma classe/categoria única denominada
“absoluta”. Será disponibilizada uma medalha para cada atleta da equipe que a
ela fizer jus, classificados em 1º, 2º e 3º lugares.
2.2. Cada jogo será disputado em melhor de 03 short sets de 06 games, sem vantagem quando do empate em 40.
2.2.1. Havendo empate em 06 games o set/jogo será decidido em um Tie-break de 07 pontos.
2.3. A pontuação em conjunto deverá ser feita usando o método de “Tie-breakSet”: O primeiro jogador / time a ganhar seis games ganha o “Set”, desde que haja uma margem de dois games sobre seu oponente (s). Se a pontuação chegar empatada a seis games, um jogo tiebreak deve ser jogado.
2.4. Tie-break: Durante um jogo tie-break, os pontos são marcados “Zero”, “1”, “2”, “3”, etc. O primeiro jogador/time para ganhar sete pontos ganha o “Game” e “Set”, desde que haja uma margem de dois pontos sobre o adversário (s). Se necessário, o tie-break deve continuar até que esta margem seja atingida. O jogador que tenha a vez de sacar servirá o primeiro ponto do tie-break. Os dois pontos seguintes devem ser sacados por outro jogador da equipe da dupla adversária.
Depois disso, cada jogador / time deve servir alternadamente por dois pontos consecutivos até o final do jogo tie-break (em duplas, a rotação do serviço dentro de cada equipe deverá continuar na mesma ordem que durante esse set).
2.5. O jogador/time de quem era a vez de servir em primeiro lugar no tie-break será o recebedor no primeiro game do set seguinte
I. O saque deverá ser “sempre” executado “por baixo” pelos jogadores do sexo masculino integrantes de cada dupla.
II. O tempo de aquecimento não poderá ultrapassar os 5 minutos; A troca de lados não poderá ultrapassar o tempo de 1 minuto e 30 segundos, exceto ao término de cada set quando o tempo será de 2 minutos Não é permitido receber instruções na quadra, ou fora dela, em nenhum momento durante a partida.
III. Em cada jogo serão utilizadas 03 bolas que só serão trocadas quando danificadas, a critério do árbitro geral.
IV. Não é permitido jogar com raquete de cordas.
2.6. Os casos omissos serão resolvidos no local pelo árbitro geral.